A Unidade de Valorização de Recicláveis de Quatro Pontes registrou em agosto de 2025 um feito inédito: foram separados e comercializados 140 fardos de materiais recicláveis, o que corresponde a 16 toneladas.
O resultado superou todos os meses anteriores desde a criação da unidade e foi tão expressivo que exigiu a utilização de dois caminhões para transporte, algo que aconteceu pela primeira vez na história da associação.
Fundada em junho de 2011, a Associação Quatropontense de Catadores completa 14 anos de atividades em 2025 e comemora este marco como um reflexo do esforço dos trabalhadores e do apoio da população na separação correta dos resíduos.
Luís Carlos Wammes, secretário de Desenvolvimento Econômico de Quatro Pontes, destaca que em todos os meses de atuação da UVR, nunca foi alcançado a marca de 140 fardos o que mostra o comprometimento da equipe e também a contribuição dos quatropontenses na separação dos recicláveis.
A UVR funciona em modelo diferenciado: a Prefeitura é responsável pela coleta e destinação dos resíduos, que chegam até a unidade para a triagem realizada pelos catadores.
O projeto nasceu de uma parceria entre a Itaipu Binacional e o município, com investimentos em barracão e maquinários por parte da usina e contrapartida da administração municipal.
Hoje, seis famílias vivem exclusivamente dessa atividade, alcançando maior autonomia financeira e deixando de depender de programas assistenciais.
O secretário de Obras, Urbanismo e Transportes, Sargento Tonelli, reforça que o trabalho da UVR só é possível graças à colaboração da comunidade: Separar corretamente os resíduos recicláveis é fundamental e cada cidadão tem papel direto na manutenção deste projeto, que gera renda e promove sustentabilidade.
É importante ter cuidado especial com itens cortantes, como latas e vidros, para evitar acidentes com os trabalhadores”, destacou.
Com estatuto e regimento interno próprios, a UVR organiza sua produção de forma profissional e se consolida como exemplo de sustentabilidade, inclusão social e gestão eficiente de resíduos sólidos.
Rádio Educadora/Assessoria