O secretário Max Benke, de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura de Nova Santa Rosa, informa que durante os trabalhos de readequação de estradas rurais é comum ocorrer movimentação de terra oriunda das propriedades vizinhas à estrada, o que resulta na retirada da camada arável — a mais fértil do solo.
O comunicado ocorre durante o intenso trabalho de readequação de vários trechos de estradas municipais não pavimentadas que vem acontecendo nas últimas semanas.
Conforme Max Benke, a retirada necessária de terras produtivas durante os trabalhos acaba expondo o subsolo, que é mais ácido e menos produtivo, dificultando o desenvolvimento das lavouras nas margens das estradas.
Para corrigir esse problema, a prefeitura está aplicando calcário nesses trechos, com a função de neutralizar a acidez e permitir que o solo se recupere com o tempo.
Normalmente, esse trabalho abrange uma faixa de 10 a 15 metros ao longo de cada lado da estrada, garantindo que as áreas afetadas possam voltar a produzir com qualidade no médio prazo.
Rádio Educadora/Assessoria