Com o objetivo de proporcionar melhores condições de tráfego, segurança e acesso de qualidade para os moradores, produtores rurais e transporte escolar, além de prevenir erosões nas estradas e lavouras, a Prefeitura de Nova Santa Rosa, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura, está intensificando os trabalhos de readequação de estradas rurais em diversas localidades do município.
As obras são realizadas em parceria com a Itaipu Binacional e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, sendo executadas tanto por empresa licitada quanto por servidores e maquinários da prefeitura.
O prefeito Lari Hitz, acompanhado do vice-prefeito Roque Lorenzatto, do secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura, Max Benke, do diretor de Fomento Agropecuário, Douglas Seibert Mengarda, e do técnico agrícola e gestor do convênio com a Itaipu, Kléber Adriano Ribeiro, vistoriou o andamento das obras em diversos pontos do interior do município.
TRECHOS CONCLUÍDOS
No distrito de Vila Cristal, dois trechos foram concluídos.
Um deles, na Estrada Jaguarundi, até a divisa com o município de Toledo, onde foi realizada a readequação de 1.613 metros lineares.
Já na Travessa Linha Sanga Vera, os trabalhos foram executados em uma extensão de 1.566 metros lineares. Por fim, na Linha Jundiaí, foram concluídos outros 800 metros.
EM EXECUÇÃO
No distrito de Alto Santa Fé, há 2.363 metros lineares de readequação em execução, no trecho sentido Sanga Líria.
Os serviços envolvem a abertura das vias, readequação, recomposição com solo-brita e recuperação de saídas de água e saídas laterais conhecidas como bigodes.
APLICAÇÃO DE CALCÁRIO PARA RECUPERAÇÃO DO SOLO
Segundo o secretário Max Benke, durante os trabalhos é comum ocorrer movimentação de terra oriunda das propriedades vizinhas à estrada, o que resulta na retirada da camada arável, a mais fértil do solo.
“Isso acaba expondo o subsolo, que é mais ácido e menos produtivo, dificultando o desenvolvimento das lavouras nas margens das estradas. Para corrigir esse
problema, estamos aplicando calcário nesses trechos, que tem a função de neutralizar a acidez e permitir que o solo se recupere com o tempo”, explica.
Normalmente, esse trabalho abrange uma faixa de 10 a 15 metros ao longo de cada lado da estrada, garantindo que as áreas afetadas possam voltar a produzir com qualidade no médio prazo.
Rádio Educadora com inf. da Assessoria