O contrato com a empresa responsável pelas cirurgias eletivas no Hospital Universitário do Oeste do Paraná terminou em 31 de agosto, e agora será necessária uma nova licitação.
O prazo para isso pode chegar a três meses e, durante esse período, os procedimentos não serão realizados.
O documento anterior para a realização de procedimentos no Centro de Cirurgias Programadas não pôde ser renovado, pois havia sido firmado em setembro do ano passado em caráter emergencial.
"A gente está contando com 90 dias, no mínimo, que a gente vai ficar sem esse Centro de Cirurgias Programadas", afirmou Rafael Muniz, Diretor-Geral do Hospital.
Nesta semana, uma reunião entre representantes do Hospital Universitário, do chefe da 10ª Regional de Saúde de Cascavel e do diretor técnico do Hospital São Lucas discutiu alternativas para a realização dos procedimentos.
Para o diretor técnico do Hospital São Lucas, Luiz Carlos Toso, há uma possível tratativa para absorver os pacientes nesse período.
Por outro lado, a Secretaria de Estado da Saúde afirma, em nota, que "durante o processo de transição do modelo de prestação de serviços, o Hospital Universitário seguirá realizando normalmente os procedimentos, sem qualquer risco de desassistência.
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, em parceria com o Hospital Universitário, está reestruturando a forma de atendimento com o objetivo de ampliar ainda mais a oferta de cirurgias eletivas.
A expectativa é que essa fase de adaptação dure aproximadamente 60 dias.
Nesse período, os pacientes continuarão recebendo atendimento, com as consultas de triagem já sendo conduzidas diretamente pelo hospital.
Quando o contrato começou a ser executado, em setembro do ano passado, a fila era de 3.200 pacientes aguardando cirurgias eletivas.
Até julho deste ano, foram realizados 4.983 procedimentos no Centro de Cirurgias, com destaque para maio, quando foram feitas 626 cirurgias.
Entre os principais procedimentos realizados estão ortopedia, urologia, cirurgia geral e vascular, uma demanda que permanece constante.
Rádio Educadora com inf. Catve