A Polícia Federal confirmou a apreensão de R$ 1.354.600,00 em espécie durante a Operação Specula, deflagrada na manhã desta quinta-feira (3).
A ação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de drogas, especialmente maconha e cocaína, com atuação em Foz do Iguaçu.
Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão, todos no município de Foz do Iguaçu.
No total, quatro pessoas foram presas.
As investigações tiveram início em outubro de 2024, após a identificação de movimentações suspeitas em um galpão localizado no bairro Parque da Lagoa, utilizado como entreposto para armazenamento e distribuição de entorpecentes.
Além do valor milionário em espécie, a operação resultou na apreensão de cinco carros, três motos aquáticas, um quadriciclo, aparelhos telefônicos e documentos.
O nome da operação, Specula, tem origem no latim e significa “ponto de observação”, em referência à função estratégica do galpão utilizado pela organização criminosa.
Clauston Santos