Foi realizado o lançamento oficial do Instituto Cultural Canta Oeste e do Projeto Canta Oeste II, Ensino de Música e Coral, em um evento que reuniu empresários, lideranças locais e representantes de instituições parceiras na IECB Ana Paula, em Marechal Cândido Rondon.
O projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.
Durante o encontro, aconteceram apresentações culturais, bem como, foi apresentado um vídeo institucional que emocionou o público e revelou a amplitude do projeto, que visa transformar vidas por meio da educação musical.
O Canta Oeste oferece oficinas, ensaios e apresentações artísticas em diversos polos da região, promovendo inclusão, formação e cultura para jovens e adultos.
O ICCO - Instituto Cultural Canta Oeste é mantido pela AACOP – Associação Arte e Cultura do Oeste do Paraná, parceira do Movimento Canta Oeste, e desenvolve atividades corais e oficinas musicais dentro do projeto, atendendo diretamente mais de 250 alunos de Marechal Cândido Rondon e região.
Na ocasião, foram apresentados os profissionais que atuam diretamente no projeto:
- Gerson Daniel Giese, maestro e diretor do Instituto Cultural Canta Oeste
-Raidiane Fernandes, presidente da AACOP
-Michele Coelho, instrutora de canto lírico, canto popular e preparadora vocal
-Bruno Giese, regente do Coro Comunitário Adulto
-Lucas Sales, regente e instrutor de piano e teclado
-Haniel Garai, bolsista musical e instrutor de flauta, além da equipe administrativa e de divulgação que atua junto ao instituto.
O evento contou ainda com um coffee break e momentos de integração entre os convidados, reforçando o apoio da comunidade e do setor produtivo à cultura local.
O projeto conta com o apoio do Colégio Evangélico Martin Luther, Sicredi PR/SP, APOEMA Som e Luz, MCO®, e da IECB bairro Ana Paula, além do patrocínio das empresas Alibra, Sooro Renner, Palsgaard, Agrícola Horizonte, Opção Telecom, Fiasul e Grasel Grãos e Insumos.
Com o lema “Transformando vidas através da música”, o CANTA OESTE 2 reafirma o compromisso com o desenvolvimento cultural e social da região Oeste do Paraná, oferecendo oficinas gratuitas com profissionais especializados em cada área.
(Rádio Educadora/Com Inf. Assessoria)