Loreno Egidio Taffarel, Fiscal de Defesa Agropecuária e responsável pelo escritório da Adapar em Marechal Cândido Rondon, divulgou mais um levantamento referente a atualizações de rebanhos nos municípios de Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, Mercedes, Quatro Pontes e Marechal Cândido Rondon
Quem não atualizar o rebanho até a data de 31 de maio fica impedido de emitir GTAs e outros documentos na ADAPAR, como certificados para financiamentos bancários.
É importante salientar que a partir de 1º de junho, serão bloqueadas as emissões de GTAs de todas as espécies e outros documentos que os produtores necessitarem, como por exemplo Certificados Sanitários.
Esclarecendo no caso das GTAs, se o produtor atualizou uma espécie, mas deixou de atualizar a outra, bloqueia a emissão de GTA de todas as espécies.
Também fica impedido de participar de eventos com cavalos, por exemplo.
Portanto, é importante que todos atualizem para evitar transtornos, afirma o Médico Veterinário, Loreno Egidio Taffarel.
Conforme o levantamento realizado pela Adapar, o município de Entre Rios do Oeste, fez a comprovação de 52,94% do rebanho.
Em Mercedes, a comprovação até agora chegou a 59,82%.
Pato Bragado, alcançou 66,01%; Quatro Pontes, 65,24%; e Marechal Cândido Rondon comprovou 69,71% do rebanho.
Nos cinco municípios, o total de pendências chega a 1.110, com 2.134 comprovação efetivadas até o momento.
Os rebanhos a serem comprovados até o final deste mês, chegam a 3.244, somente na área de abrangência do escritório da Adapar de Marechal Cândido Rondon.
(Rádio Educadora)