O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social iniciará uma pesquisa inédita para identificar o perfil socioeconômico dos paranaenses, cujas entrevistas ocorrerão entre março e junho de 2025.
O detalhamento do trabalho, chamado de Pesquisa por Amostra de Domicílios do Paraná, foi apresentado pelo presidente do Ipardes, Jorge Callado.
O trabalho, que começa nesta quarta-feira (19), envolve a realização de pesquisas por entrevistadores credenciados pelo Ipardes em 60 mil domicílios de todas as regiões do Estado.
Por meio dela, serão geradas estatísticas que identifiquem o perfil das famílias paranaenses, com indicadores sobre as condições de moradia, trabalho, renda, nível de escolaridade, hábitos e condições alimentares.
O principal objetivo da pesquisa será reunir informações das famílias paranaenses para caracterizar a infraestrutura dos domicílios e identificar o perfil demográfico e socioeconômico dos moradores nas áreas urbanas e rurais do Paraná.
A expectativa é de que, após o período de coleta dos dados, eles sejam disponibilizados de forma pública a partir de novembro deste ano.
Além de ser um trabalho inédito feito por um governo estadual, trata-se de um levantamento muito mais amplo e, portanto, detalhado, do que os que são conduzidos pelo governo federal.
Isso porque a Pesquisa por Amostra de Domicílios do Paraná abrangerá o triplo da amostragem da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cujo alcance é limitado a no máximo 20 mil entrevistas no Paraná.
Rádio Educadora com inf. AEN