O Governo do Paraná promove um alívio significativo para o orçamento doméstico a partir de 2025: a distribuição gratuita de kits escolares para todos os alunos da rede estadual de ensino.
A iniciativa, inédita no Estado, será conduzida pela Secretaria de Estado da Educação e vai beneficiar mais de 910 mil estudantes, com um investimento superior a R$ 43 milhões.
Os kits serão enviados diretamente às escolas, sendo entregues aos alunos a partir do início das aulas, em 5 de fevereiro.
A proposta abrange alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, além das escolas indígenas que oferecem o Ensino Fundamental I, que são de responsabilidade do Estado.
Essa medida não apenas alivia os pais de um custo significativo, mas também promove equidade no acesso à educação, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
Ele destacou ainda que a iniciativa é uma forma de incluir e valorizar os estudantes das redes urbanas e rurais, nivelando as condições de aprendizado desde o primeiro dia letivo.
Cada kit foi planejado para atender às necessidades pedagógicas específicas de cada etapa escolar. Alunos do Fundamental II receberão itens como cadernos universitários, régua e lápis de cor.
Já os estudantes do Ensino Médio e EJA terão materiais que incluem cadernos universitários, canetas esferográficas e réguas.
Nas escolas indígenas do Fundamental I, os kits foram adaptados para estimular a criatividade, com itens como giz de cera, canetinhas hidrográficas e tesoura sem ponta.
Rádio Educadora/AEN