“A água tem finalidades múltiplas e para que seja usada com coerência, sem prejuízo, precisa dessa validação por parte do IAT.
Para 2025 novas iniciativas já estão em planejamento.
A chefe de Divisão de Análise de Demanda e Disponibilidade Hídrica do Instituto, Gláucia Assis, comentou sobre uma nova Portaria, também com foco na elaboração correta dos pareceres técnicos.
“A ideia é regulamentar os medidores de vazão para os usuários.
Essa nova Portaria indicará qual medidor é adequado para cada caso, nos perímetros urbanos e no interior, como deve ser instalado e quais os melhores modelos para a medição correta, permitindo o uso adequado da água”, destaca.
Os medidores de vazão são um item obrigatório aos usuários de recursos hídricos e servem para controlar a quantidade de água utilizada.
Outro ponto importante do planejamento para 2025 é a atualização do manual técnico do setor para que os processos sejam mais facilmente compreendidos pelos usuários.
O IAT é o órgão responsável pela gestão dos recursos hídricos no Paraná.
O instituto atua na implementação de intervenções estruturais como obras para controle de cheias, combate à erosão, desassoreamento de cursos d’água e projetos de drenagem urbana de águas pluviais.
O órgão também tem a função de aplicar a legislação ligada à Política Estadual de Recursos Hídricos, por meio de instrumentos como planos de bacias hidrográficas, autorização do direito de uso das águas, monitoramento da quantidade e qualidade das águas e sistema de informações sobre os recursos hídricos, visando o uso múltiplo das águas superficiais e subterrâneas do Paraná.
(AS-RadioEducadora/ com inf. AEN)