Buscar mais eficiência no serviço público, com métricas claras e assertivas: essa é a meta perseguida pela Secretaria de Estado do Planejamento.
O foco é no aprimoramento de ferramentas de planejamento, na transparência e na aproximação a governos municipais.
Um dos exemplos é o bom encaminhamento do Novo Plano Plurianual, referente ao período 2024-2027.
A administração pública também ganhou o reforço da Inteligência Artificial em 2024.
O investimento em eficiência no serviço público ganhou, em 2024, o reforço da Inteligência Artificial e da aliança do Governo do Estado com a Google: três ferramentas estão sendo elaboradas por esta parceria e devem estar à disposição em breve - a autobiometria, que será usada pelo Detran; a plataforma LIA, focada em melhorar a capacidade de leitura de crianças do 2.º ano do ensino fundamental; e o desenvolvimento do e-sistema de atendimento digital automatizado para responder perguntas sobre projeto e obras da Ponte de Guaratuba.
Outra parceria do Governo do Estado com a Google envolve a oferta de licenças de cursos da empresa de tecnologia a alunos da rede pública.
Já são 31 mil licenças neste modelo, sendo 1 mil a bolsistas do programa Talento Tech, 10 mil às universidades estaduais e 20 mil direcionadas para alunos das escolas profissionalizantes.
Radio Educadora com inf. AEN