Ouça ao Vivo
(45) 3284-1212
Você está em: Página Inicial > Notícias > Detalhes da Notícia
Oposição repudia comparação entre ações de Israel e Holocausto e terroristas parabenizam Lula

Parlamentares da oposição ao governo repudiaram, a comparação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre ações militares de Israel na Faixa de Gaza e o extermínio de judeus promovido por Hitler na Alemanha nazista.

O líder da Oposição no Senado, senador Rogério Marinho, criticou a fala do chefe do Planalto. “Rasgos de senilidade, maldade deliberada, ignorância histórica e equívoco do ponto de vista da ética, moral e perspectiva geopolítica.

O líder da Oposição na Câmara, o deputado federal Carlos Jordy  afirmou que Lula envergonha o Brasil e ataca Israel e o povo judeu com a declaração,

“É repugnante a capacidade desse crápula de inverter a lógica das coisas para defender o que é errado e atacar o certo”. Fábio Wajngarten, advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro, chamou o petista de “desprezível”.

Até agora somente os terroristas do grupo Hamas parabenizaram e elogiaram a comparação feita por Lula.

Já o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, respondeu às declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com críticas às operações israelenses na Faixa de Gaza e ao corte de ajuda humanitária a habitantes da região.

Netanyahu disse que a fala feita por Lula equivale a “cruzar uma linha vermelha”, referindo-se a trecho da declaração de Lula, feita durante viagem oficial à Etiópia, em que o presidente brasileiro comparou a morte de palestinos na região à matança de judeus promovida por Adolf Hitler.

“As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves.

Trata-se de banalizar o Holocausto e de tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender”, escreveu o premiê israelense.

Ele acrescentou que determinou a convocação do embaixador do Brasil em Israel para uma dura conversa de reprimenda.

O ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, também publicou que a fala de Lula foi “vergonhosa” e confirmou a convocação do embaixador brasileiro para esclarecimentos.

Por | Postado em: 19/02/2024 - 07:07
Tags Populares
Tecnologia e desenvolvimento