Ouça ao Vivo
(45) 3284-1212
Você está em: Página Inicial > Notícias > Detalhes da Notícia
Fenômeno climático El Niño antecipa a safra de soja 2023/2024

Em decorrência do clima irregular, produtores rurais da cidade de Marechal Cândido Rondon, iniciaram a colheita do plantio da safra de soja antecipadamente.

A colheita que era para ser feita no início de 2024, acabou tendo seu início no final de 2023.

Tudo isso, pois o ano que passou, foi marcado por um fenômeno climático importante, o El Niño.

As condições climáticas, causaram uma grande expectativa em relação a promessa de boas condições para a safra, o que não foi atendido, já que o ano foi marcado por um período de chuvas irregulares, seca e excesso de calor, antecipando o ciclo da cultura.

Em relação a temporada, Douglas Sandrim de Brito, supervisor agronômico da Copagril, afirmou: “O ano começou bem com boas chuvas no período de desenvolvimento da cultura, porém no final do ano passamos por dias de calor intenso e pouca chuva”

Além das condições climáticas apresentadas, o produtor teve que lidar com outras adversidades, como o combate a pragas.

Sobre este fato o Engenheiro Agrônomo da Copagril, da unidade de Porto Mendes, Laércio Strohhaecker afirma: “Comparando com os anos anteriores, tivemos uma incidência de pragas fora do normal, especialmente falando em percevejos. Teve áreas que necessitaram de 5 manejos contra pragas, mesmo em sojas intactas tivemos que fazer o manejo com inseticidas pensando em lagartas Spodopteras e falsa-medideiras”.

Sobre o assunto ele recomenda: “Por mais que tenha as expectativas climáticas, as orientações em relação ao manejo precisam ser seguidas”

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento a produtividade estimada para a safra de soja do Paraná é de 3.744 kg/ha na primeira safra.

Na região oeste do Estado a produtividade estimada é de 3.724 kg/ha.

Ainda segundo a Companhia Nacional de Abastecimento, no estado do Mato Grosso do Sul a expectativa é de 3.393 kg/ha e no Brasil de 3.431

kg/ha.

De acordo com o coordenador de conjuntura do DERAL, o período de colheita no Paraná acontece ao longo do primeiro trimestre tendo em vista que foi

antecipada.

Na da região do Mato Grosso do Sul, segundo o boletim da safra de grãos – 4° levantamento da Safra 2023/2024, também houve a antecipação na colheita

devido à influência das altas temperaturas e estresses hídricos generalizados.

Os extremos climáticos, provocados pelo fenômeno El Niño, com excesso de precipitações na Região Sul e escassez de chuvas no restante do país, desafiou os produtores rurais na implantação e na realização dos tratos.

Segundo o produtor de Porto Mendes, Alceu Cechelero, essa colheita não foi ruim, mas também não foi excelente devido ao clima, ou seja, que por conta do fenômeno climático El Niño, as condições estavam instáveis para a produção de soja na safra dos anos 2023/2024.

 

Clauston Santos / Assessoria

Por | Postado em: 19/01/2024 - 13:15
Tags Populares
Tecnologia e desenvolvimento