Os servidores Laerte Margonar, Angelo Raimundo Rafaeli, Elisete Lovani Schneider, Elisezar Roberto Schulz, Edinei Carlos Dal Magro, Luis Fernando Barboza Behling, Jair Bendo e Cristiano Franzmann, representando o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Marechal Cândido Rondon, participaram do 53º Congresso Nacional de Saneamento, realizado no Centro de Convenções diRoma, em Caldas Novas, em Goiás.
O evento, considerado um dos mais relevantes do setor no país, reúne anualmente gestores públicos, técnicos, pesquisadores, empresas, estudantes e representantes da sociedade civil para refletir, propor e construir soluções para os desafios do saneamento no Brasil.
A palestra magna de abertura foi ministrada por Nazareno Marques de Araújo, diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, que destacou os cinco anos do Marco Legal do Saneamento Básico.
Durante o congresso, também se destacou a fala de Renato Soavinsk, diretor-presidente da Saneago, que representou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Soavinsk celebrou os resultados expressivos do estado no controle de perdas de água na distribuição, com 22,7% de perdas em 2025, enquanto a capital, Goiânia, alcançou 10,7%, atingindo antecipadamente a meta nacional e posicionando Goiás com o menor índice de perdas do país.
Para o diretor executivo do SAAE, Fábio Alexandre Regelmeier, “o congresso reforça a importância da integração de diferentes setores da sociedade em busca de soluções sustentáveis.
É a pluralidade de vozes que dá força ao nosso evento.
Participar de encontros como este fortalece o compromisso do SAAE com a eficiência na gestão dos recursos hídricos, inovação tecnológica e melhoria contínua dos serviços públicos, sempre com foco na qualidade de vida da população rondonense.”
(Rádio Educadora/Com Inf. Assessoria)