A 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Marechal Cândido Rondon será realizada nesta quinta (3) e sexta-feira (4), no auditório da Faculdade Isepe Rondon.
Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, o evento tem como objetivo promover o debate e a participação popular na construção de políticas públicas voltadas à assistência social.
A conferência reunirá representantes do poder público, da sociedade civil e de instituições ligadas à área, para discutir os avanços, desafios e perspectivas do Sistema Único de Assistência Social, que completa duas décadas de existência e de luta em defesa dos direitos sociais.
A participação da comunidade é fundamental para fortalecer as ações do SUAS e garantir que as políticas sociais continuem sendo construídas com base na escuta e nas reais necessidades da população.
A conferência foi organizada conforme as diretrizes do Conselho Nacional de Assistência Social, e seguirá os seguintes eixos: Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades; Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional; Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança Renda e Inclusão Social no Sistema Único de Assistência Social; Gestão Democrática, informação no SUAS e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no SUAS e Sustentabilidade Financeira Equidade no Cofinanciamento do SUAS.
Durante os dois dias de conferência ocorrerão apresentações culturais, debates e palestras. Destaque para a palestra “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, ministrada pela professora Dra. Esther Luiza de Souza Lemos.
Também será realizada a elaboração de propostas que irão compor o plano decenal do município. As propostas aprovadas na 14ª Conferência Municipal de Assistência Social serão inseridas no Plano Municipal de Assistência Social.
O credenciamento para o evento começará na quinta-feira (03), a partir das 18h30, e a abertura da conferência está prevista para as 19h15.
Já na sexta-feira (04), o credenciamento iniciará às 7h45, com início das apresentações às 8h30.
(Rádio Educadora/Com Inf. Assessoria)