A 2ª Conferência de Empregabilidade do Oeste do Paraná, promovida pelo Programa Oeste em Desenvolvimento, acontece amanhã (17), a partir das 13h, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon.
Com o tema “Desenvolvendo ambientes de trabalho saudáveis e estratégicos com foco no engajamento e na produtividade de profissionais”, o evento reunirá empresários, autoridades, especialistas e técnicos para debater os fatores que contribuem para a rotatividade e construir caminhos para um mercado de trabalho mais estável e eficiente.
O encontro abordará a rotatividade de profissionais nas empresas, que atualmente varia entre 5% e 7% ao mês, um índice considerado alto e um dos principais desafios do mercado de trabalho no Oeste do Estado.
De acordo com Sergio Marcucci, coordenador da Câmara Técnica de Empregabilidade do POD, um dos eixos centrais da conferência será justamente o desafio de reduzir em 20% a taxa de turnover até 2028, conforme meta definida no plano de ação da câmara.
Conforme Sérgio Marcucci, o Oeste do Paraná registra, em média, 235 mil admissões e demissões por ano.
Se for viabilizada a redução desse número em 20%, o resultado trará quase 50 mil movimentações a menos, o que representa uma economia significativa para as empresas, além de mais estabilidade para os trabalhadores, acrescenta Marcucci.
A conferência contará com a presença do secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Estado do Paraná, Do Carmo; do presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado do Paraná, Flávio Furlan; do presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná, Reni Fernandes; do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Claudio Kohler (Claudinho); do presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Alci Rotta; o presidente do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda, Emílio Romano; e da diretora de Pesquisa e Qualificação da secretaria estadual do trabalho e renda, Liza Fortes.
A programação da conferência inclui mediações temáticas, mesa-redonda com empresários, oficinas práticas, além da apresentação do Programa de Inclusão ao Emprego, ministrada pela superintendente do SESI Paraná, Caroline Arns.
Stanley/Assessoria