Em Cascavel, (6) foi realizada uma capacitação voltada a gestores públicos e técnicos municipais e estaduais, com foco na implementação da Lei Complementar Estadual nº 237/2021 e do Novo Marco Nacional do Saneamento Básico Lei nº 14026/2020.
O evento foi promovido pela Secretaria de Estado das Cidades, por meio da Secretaria-geral das Microrregiões de Água e Esgotamento Sanitário.
A capacitação reuniu especialistas da Agência Nacional de Águas (ANA), da Agência Reguladora do Paraná (AGEPAR) e da Organização das Cidades Sustentáveis do Paraná (ORCISPAR), que abordaram temas fundamentais para o alcance das metas estabelecidas até 2033: 99% de cobertura com abastecimento de água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto.
Entre os assuntos discutidos, estiveram os desafios da regionalização, as normas e referências já publicadas, e alternativas como as Parcerias Público-Privadas (PPPs), que visam garantir a universalização e a eficiência dos serviços de saneamento.
O diretor-executivo do SAAE, Fabio Alexandre Regelmeier, destacou a importância da iniciativa: “Essas capacitações fortalecem nosso compromisso com o aprimoramento técnico e a busca por soluções inovadoras, que assegurem à população o acesso a serviços de saneamento eficientes e sustentáveis, além do cumprimento das metas já estabelecidas pela legislação”.
Também participaram do evento o diretor da Divisão de Administração e Finanças do SAAE, Rudi Bahr, e a assessora de Programas e Projetos, Sandra Lamb.
(AS-RadioEducadora/ com inf. Assessoria)