A Polícia Civil do Paraná uma operação para cumprir 15 ordens judiciais contra uma associação criminosa investigada por envolvimento em um esquema de fraude na locação de veículos.
A ação acontece simultaneamente em Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
A operação tem como objetivo desarticular o grupo, reunir provas e possibilitar a recuperação dos veículos subtraídos por meio do esquema fraudulento.
A investigação da PC/PR, iniciada em fevereiro deste ano, identificou que o grupo utilizava terceiros — popularmente conhecidos como "laranjas" — para alugar os veículos e levar para o Paraguai por Guaíra ou Foz do Iguaçu.
Após a locação, os veículos eram conduzidos até regiões próximas à fronteira entre o Brasil e o Paraguai, nos estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul.
"Quando os automóveis se aproximavam da área fronteiriça, os integrantes da organização orientavam os "laranjas" a registrar falsas ocorrências de roubo a fim de dificultar a rastreabilidade e encobrir o desvio dos veículos", explica a delegada da PC/PR Anna Karyne Turbay, que conduziu a investigação.
Os veículos eram posteriormente levados ao Paraguai, onde eram vendidos de forma ilícita.
(As-RadioEducadora/ com inf. Catve.com)