Ouça ao Vivo
(45) 3284-1333
Você está em: Página Inicial > Notícias > Detalhes da Notícia
Governo Federal se manifesta sobre importação de tilápias do Vietnã

O Ministério da Pesca e Aquicultura, emitiu uma nota para esclarecer a respeito das notícias recentes sobre a importação de tilápia do Vietnã.

É importante ressaltar que o governo não realiza importações de nenhum tipo de pescado.

As importações são realizadas por empresas privadas habilitadas para a comercialização de alimentos no país.

Os requisitos higiênico-sanitários para importação de pescados foram estabelecidos em 2014 de acordo com exigências dos órgãos competentes do Brasil.

Até o momento, as importações estavam relacionadas principalmente à espécie Pangasius.

No entanto, ao tomar conhecimento da importação de 25 toneladas de filé de tilápia congelado em dezembro de 2023, o Ministério já iniciou articulação com outros ministérios para assegurar a proteção dos interesses da nossa aquicultura. Reiteramos o papel na defesa intransigente dos produtores nacionais, como destacou o ministro André de Paula durante sessão na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, em 6 de dezembro de 2023, afirma a nota.

Na ocasião, para tranquilizar o setor o ministro apresentou ofício do Ministério das Relações Exteriores afirmando “que não há negociações em andamento de acordo comercial com o Vietnã, e que o Ministério das Relações Exteriores não tem conhecimento de negociações sanitárias voltadas para a abertura de mercado de tilápias com aquele país ou com outros”.

Nesse sentido, o ministro André de Paula reafirma seu compromisso com o setor.

“Estamos empenhados em tomar todas as providências possíveis para garantir a soberania e competitividade da produção nacional”, garantiu, o Ministro.

 

(Rádio Educadora/Com Assessoria)

Por | Postado em: 18/01/2024 - 10:14
Tags Populares
Tecnologia e desenvolvimento